domingo, 23 de maio de 2010

Na vida ficam as superações

Escrevi esse texto inspirado em dois momentos recentes de minha vida. Um deles depois de ver uma cena em que várias pessoas estavam reunidas diante de um lindo espetáculo. O maestro, com seus movimentos singulares, foi capaz de despertar sorrisos lindos, invejáveis, bem como lágrimas, soluços, choro com todas as expressões imagináveis. Uma mistura infinita e linda de emoções.
O maestro era João Carlos Martins.

O outro, e principal, é assistir à força e o amor pela vida de um amado e querido primo meu, o Deny. Sua história (de superação) está guardada. Esse texto é só uma forma de demonstrar (publicar) meu orgulho e meu amor imenso por ele.

O que é superação? O que é ir além? O que é ir até onde o corpo, a mente, não imaginam que você pode ir? Superar está além do que o ser humano imagina conseguir. Superar é conseguir vencer o não, o medo, o nunca, o impossível. É dar asas não só à imaginação. Não, não, é muito mais que isso. É dar asas aos seus braços, seus músculos, suas pernas, sua mente, seu coração. É transpirar suor, sangue, alma...corpo e cérebro. É transpor o superável.
É corpo e mente juntos, de forças arranjadas e braços dados dizendo insistentemente: você vai conseguir. Está chegando a sua hora, a sua vez. É a voz mais bonita que existe dentro de você. É a sua voz, somente sua, de mais ninguém.

E a superação está em tudo. Em vencer o medo de altura, em vencer cada braçada, cada passo longo, cada escalada. Em vencer a doença, a dor, aquilo que por muitas vezes não te faz enxergar lá na frente. Vencer a pobreza, a dificuldade, o tombo. Vencer a falta de fé que depositam em você. Vencer sua covardia. Vencer até mesmo o medo de ser feliz. É vencer e ponto. E quando ela é ultrapassada (a superação), chega o gozo, o grito de conquista, o esbravejar escandaloso da vitória. O não caber no próprio corpo, o choro de emoção despido de vergonha, as gargalhadas intermináveis de satisfação.
O pós-superação acontece quando você olha pra si mesmo e se desfaz de orgulho de sua própria fé e gana, na vida, em Deus, em VOCÊ. Você é fruto da vida, de Deus, do amor, do desejo.
Vida! Superação é vida. Superação é inerente à vida. É impossível não amar a vida; é impossível não ter ânsia pelo amanhã. Vontade, desejo de seguir em frente e lutar persistentemente pela superação, seja lá qual for. Como é bom começar, recomeçar. Como é bom estar vivo para agradecer por estar vivo.
Impossível não amar o passado. Impossível não amar, chorar, gozar, viver, reclamar, sofrer e superar o presente. Impossível não esperar pelo futuro. Impossível não planejá-lo pensando somente em coisas boas.

Deus, como é bom estar aqui. Acordar amanhã e pensar: “hoje começa mais um dia e eu vou sair para o mundo. Verei a rua lotada de gente, assim como eu. Verei de tudo. De uma plantinha, uma simples florzinha, a pessoas irritadas no trânsito, crianças felizes e outras doentes. Velhinhos sorridentes e outros carentes. Pais e mães de família passeando com os filhos e outros preocupados como irão viver mais um dia. Pessoas doando, outras roubando. Verei de tudo. E ainda assim eu agradecerei por estar aqui. Ainda assim eu vou amar tudo isso. Eu vou amar e já amo. Aliás, é impossível não amar o ser humano, com todos os seus defeitos e qualidades. O ser humano é lindo. O ser humano é feroz, vingativo, mas é gigante, é forte, é amável, sabe ser ruim, mas sabe ser incrivelmente bom. E essa é a beleza do ser humano, ele pode se o que ele quiser. Ele pode superar, ele pode vencer e se dar a chance, todos os dias, de ser feliz".

O humano pode acreditar que a superação durante toda sua vida é uma constante. A cada etapa existe uma. E uma das maiores belezas da vida é saber que nesse exato instante existe um número incontável de pessoas passando pela mesma situação que você. Seja boa, seja ruim. Existe alguém do lado de lá ou de cá, e as situações vão se repetindo a cada segundo, minuto, hora. A cada dia, cada ano...as histórias não acabam.
E assim ficam as lições, as lembranças e, sobretudo, as superações.

Um comentário:

  1. e o que fazem as pessoas ficarem diferentes são as formas como cada uma delas tem de superar esses problemas em comum. é perfeito seu texto marro! super beijos e otimo diaaaa

    ResponderExcluir