quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Um país que endossa a corrupção

Às vezes não sei por onde começar.

O Brasil se orgulha pela conquista da democracia. O Brasil se orgulha dos "caras pintadas". O Brasil se orgulha por um impeachment. O Brasil se orgulha de ser tropical e ter o som do pandeiro solto pelo mundo à fora. O Brasil se orgulha das mulatas do Sargentelli. O Brasil se orgulha das chacretes.

O Brasil se orgulha também por ter a maior favela do mundo, em um dos estados mais belos do mundo também. O Brasil se orgulha por ser genuinamente corrompido e dar continuidade, assim, à sua história.

O Brasil se orgulha por ser um país tradicionalmente católico. O Brasil se orgulha por ter uma Daslu à frente da favela Funchal na Vila Olímpia, em São Paulo.

Orgulho? Orgulho de quê? Da seleção? Das campeãs do carnaval? Das manifestações culturais abarrotadas de pessoas muitas vezes sem fé qualquer em sua própria cultura?

Uma mistura de cores, raças, credos, culturas e costumes hoje é sustentada pelos pilares da desordem e da esbórnia.

Pré-conceitos, julgamento e clichês à parte, como pode:


- Kiko do KLB, candidato a Deputado Federal, estar em 1º lugar nas intenções de voto do Twitter (maioria de seguidores jovens);


- Mulher Melão, aquela que tem a profunda música"Ela já foi consagrada, eleita pro todos nós, rainha dos taxistas, princesa dos moto boys, se você não a conhece, pois preste *a tensão,
sabe quem eu tô falando? É ela Mulher Melão", ser candidata a Deputada Estadual. *Isso, é escrito errado de propósito. No Brasil isso é engraçado, daí é considerado burro quem não sabe falar inglês. Que se cópula o português!


- Universidades clocarem no ar, nas ruas, na mídia, suas campanhas holisticamente emocionais, mas estampando o valor das mensalidades a partir de R$ 199,00. Igual as cias aéreas fazem, sabe como é? Educação faz parte de mercado. É um excelente novo negócio, a filosofia já era!



- Um candidato ao senado pelo Acre (João Correia) literalmente sair no braço com o jornalista ( Demóstenes Nascimento) que o entrevista num programa de TV (afiliada Tv Bandeirantes). Entre troca de ofensas, em que um acusa o outro de envolvimento em corrupção, houve tapas, socos, palavrões sem fim, inclusive aqueles que metem a mãe no meio. Só um (): o romance do jornalismo está adormecido (espero que não morto) nas boas e poucas almas de quem ainda FAZ jornalismo. Os que vendem o jornalismo já fazem parte de uma outra cúpula aí qualquer que os financia, como Governo, Fiesp, tráfico etc etc etc.



- Crianças de 3, 6 e 10 anos serem apreendidas no Rio de Janeiro arrombando apartamentos pra roubar (por que não matar?). Roubar pra levar qualquer quantia às suas mães, viciadas em crack.




A sociedade financia, os governos financiam, a polícia financia, a iniciativa privada apoia.



O que será daqui pra frente? O Serra vai apostar mesmo no estilo tiozão pop pra ganhar a confiança dos fãs da Mulher Melão? Ou ele vai continuar sendo elitista sim e apostar nas cocotas Daslu?
A Dilma vai apostar nas 13 letrinhas de seu nome e dar continuidade à atividade Lula Pop Star?
A Marina vai conseguir pegar os ambientalistas de plantão pelo coração e pela ideologia?



Caríssimos candidatos, o Brasil é nação, tem mapa no globo e tudo mais. Não é uma grande financeira de marketing político. Onde estão seus planos diferentes? Não, não, eu digo planos e não aquelas promessinhas da cartilhinha. Eu digo PLANEJAMENTO, PROJETO, META...



Chegou mesmo a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor, dar a cara à tapa, chamar a responsabilidade do voto pra si.
Chegou a hora dessa gente bronzeada rir descompromissadamente, mas não irresponsavelmente.
Chegou a hora dessa gente bronzeada fazer festa de carnaval, e não promoção de noites de orgia.
Chegou a hora dessa gente bronzeada investir no esporte, e não promover um turismo inseguro por meio de uma Copa do Mundo desestruturada.
Chegou a hora dessa gente bronzeada querer ler, saber, conhecer, e não satisfazer-se com esmolas sociais.
Chegou a hora dessa gente bronzeada ser BRASILEIRA, e não mais uma colônia por natureza.



Bem, chegou a hora de eu parar de escrever, daqui a pouco o dia é outro.
Deixo aqui meu desabafo, minha esperança, minha fé, minha alegria e toda a minha gratidão... e amor, é claro.

Um comentário:

  1. uau!!!

    Universidades clocarem no ar, nas ruas, na mídia, suas campanhas holisticamente emocionais, mas estampando o valor das mensalidades a partir de R$ 199,00. Igual as cias aéreas fazem, sabe como é? Educação faz parte de mercado. É um excelente novo negócio, a filosofia já era!

    Você se superou nessa Ka, sem palavras, já sabe que sou sua fã mesmo!

    Beijoo

    ResponderExcluir