domingo, 25 de abril de 2010

Pra começar!

Não que eu pratique a pescaria (apesar de achar uma excelente terapia!), mas acredito que o ser humano, quando parado, concentrado, pense, reflita, mais do que quando está em atividade, em ritmo acelerado. Daí a foto, que eu achei bem bela!

Esse blog nasceu de muitas reflexões...sobre o ser humano.

Ontem eu estava vendo o filme "Mandela - Luta pela liberdade". Tudo bem que a história do cara é super conhecida, que filmes já foram assistidos, um fenômeno. De presidiário a presidente. SENSACIONAL! Mas quando você vê, revê, faz outras leituras. Leituras que te tocam, te fazem parar pra pensar e refletir.

Incrível como o ser humano é bom. Acho, de verdade, o ser humano lindo. Certa vez uma amiga de faculdade, a Grace, me escreveu num cartão postal o seguinte: "Valeu por toda a moral que você investe nas pessoas". E é verdade: invisto mesmo. Acredito demais no ser humano, em seu melhor lado, na sua bondade, na sua doçura, na sua capacidade de fazer o bem. E acho que é por justamente acreditar tanto nisso, que me entristeço escandalosamente quando vejo o lado cruel do ser humano - inclusive o meu, claro.

Somos tão divinos, tão belos. Mas temos uma habilidade (cada um em sua proporção) de fazer o mal, de prejudicar o próximo. Desde estacionar nas vagas reservadas aos deficientes até matar.

Fiquei pensando muito nisso enquanto via esse filme baseado na história de Nelson Mandela. Em um momento do filme a esposa do subtenente Gregory (que fica amigo de Mandela), a srª Gregory, diz à filha: "não se misture com os negros. Deus não quer". MEU DEUS! E repito: Meu Deus!!! Como falamos bobagens em nome de Deus. Somos tão cruéis, presunçosos e atrevidos que jogamos a responsabilidade de nossos pré-conceitos nas largas e abençoadas costas do Divino. Assim como acredito em Deus, no ser humano, acredito que Ele JAMAIS desejou ou criou leis universais que separassem o ser humano por sua cor, raça, religião etc etc etc. Somos humanos, somos todos um só.

Quando entenderemos isso?
Quando deixaremos somente o amor tomar conta de nossos corações?
Quantas noites e dias já me peguei pensando nisso, até mesmo quando eu cometo injustiças, crueldades.

E deixo aqui toda a minha fé no ser humano.
E meu amor também.

Esse foi o post de estreia...espero que logo esse blog esteja lotado de reflexões. Minhas e de vários seres humanos!!!

3 comentários:

  1. Olá Ka, parabéns e obrigada pelo espaço novo, serei franca, tenho certeza que este é também um proposito do seu (nosso) novo blog. Eu tenho uma frase do Nelson Mandela que como educadora levanto como lema “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, mas depois do seu texto parei para refletir sobre o seguinte ponto: Amor se ensina? Amor se aprende?
    Pois bem, como alguém que nunca foi amado, pode saber esse sentimento?
    Sábado eu assisti a um documentário na cultura sobre “dor, miséria e sofrimento” chamado Garapa , eu já tinha ouvido falar desse documentário, de forma critica até, como um documentário que torna a miséria “mais atraente, menos cruel”. Eu já vi muita misséria de perto, não consigo me acostumar, é sempre uma sensação de insuficiência, de inutilidade, de impotência e repugnante cumplicidade. É sempre um “chororô”, (um choro com significado mais inesplicável possível), mas o fator principal é que nesse documentário em especial não derramei uma lágrima, não doeu um tiquinho, não me indignei nem um milésimo do que me indignaria normalmente. Pensei: Isso significa que o diretor foi péssimo em seu proposito ou justamente atingiu-me em cheio?
    O que me faz querer bem a essas pessoas estranhas como se fossem parte de minha família, o que me faz doar meu tempo e conhecimento para ajudar aqueles que estão em situação menos favorável que eu, o que faz sentir-me responsável por essas pessoas e culpada por não fazer nada, quando sei que alguma coisa pode ser feita?
    Amor? A educação e os valores que recebi?
    Mandela foi vitíma da falta de amor de muitos homens de sua epóca, homens que receberam essa herança de seus pais e avós, mas ele também foi vitíma do amor de muitos homens, iguais e diferentes, homens que em algum momento negaram a essa herança social, cultural, ideal ou quem sabe, um termo menos cientifico, sentimental. Mas o que promoveu essa mudança nesses homens?
    Eu não quero construir nenhuma ideia aqui, ao contrário, a ideia e desconstruir ideias, mas a minha conclusão é que a maior violência e atrocidade humana não é a ausência ou excesso de amor, porque mesmo nos extremos desses sentimentos somos capazes de manifestar uma ação, de nos expressarmos, de nos mostrarmos bons ou cruéis. A maior violência e atrocidade humana é a ausência de ação, a indiferença , a estagnação e a conivência com o que não cremos, com o que vai contra o que nos foi ensinado.
    Então no fundo acho que Mandela tem razão, A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” mas só manterei meu lema, porque estou convencida que o amor é uma matéria dessa vida, deixada de herança para todos por um exemplo único, que inspirou até mesmo o próprio Nelson Mandela, Jesus Cristo, filho de DEus.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ahaha, minha opinião final, o amor só pode ser ensinado por alguém que ama.

    + beijooo

    ResponderExcluir
  3. a verdade é que é muito mais facil falar de amor que agir com amor por isso o engano de achar q não está fazendo mal e que é uma pessoa boa. Fazer a diferença está em atos mais do que em palavras. Concordo qdo diz que falamos de Deus em vão assim como falamos de mta coisa em vão afinal nao é preciso falar, é preciso sentir...é preciso agir. Certo de que somos imperfeitos porém em busca de melhorias. Esse sim é o grande sentido da vida. Assim como quem compra um produto com defeito...não vai querer usa-lo assim não é? Há de consertar as coisas como consertar a si mesmo.
    adorei o blog marrone!
    bjs

    ResponderExcluir