terça-feira, 27 de abril de 2010

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo"


Por Fernanda Nucci

Ká, obrigada pelo espaço novo, serei franca, tenho certeza que este é também um propósito do seu (nosso) novo blog. Eu tenho uma frase do Nelson Mandela que como educadora levanto como lema “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, mas depois do seu texto parei para refletir sobre o seguinte ponto: Amor se ensina? Amor se aprende?

Pois bem, como alguém que nunca foi amado, pode saber esse sentimento?
Sábado eu assisti a um documentário na cultura sobre “dor, miséria e sofrimento” chamado Garapa , eu já tinha ouvido falar desse documentário, de forma critica até, como um documentário que torna a miséria “mais atraente, menos cruel”. Eu já vi muita miséria de perto, não consigo me acostumar, é sempre uma sensação de insuficiência, de inutilidade, de impotência e repugnante cumplicidade. É sempre um “chororô”, (um choro com significado mais inexplicável possível), mas o fator principal é que nesse documentário em especial não derramei uma lágrima, não doeu um tiquinho, não me indignei nem um milésimo do que me indignaria normalmente. Pensei: Isso significa que o diretor foi péssimo em seu propósito ou justamente atingiu-me em cheio?

O que me faz querer bem a essas pessoas estranhas como se fossem parte de minha família, o que me faz doar meu tempo e conhecimento para ajudar aqueles que estão em situação menos favorável que eu, o que faz sentir-me responsável por essas pessoas e culpada por não fazer nada, quando sei que alguma coisa pode ser feita?
Amor? A educação e os valores que recebi?

Mandela foi vítima da falta de amor de muitos homens de sua época, homens que receberam essa herança de seus pais e avós, mas ele também foi vítima do amor de muitos homens, iguais e diferentes, homens que em algum momento negaram a essa herança social, cultural, ideal ou quem sabe, um termo menos cientifico, sentimental. Mas o que promoveu essa mudança nesses homens?

Eu não quero construir nenhuma ideia aqui, ao contrário, a ideia e desconstruir ideias, mas a minha conclusão é que a maior violência e atrocidade humana não é a ausência ou excesso de amor, porque mesmo nos extremos desses sentimentos somos capazes de manifestar uma ação, de nos expressarmos, de nos mostrarmos bons ou cruéis. A maior violência e atrocidade humana é a ausência de ação, a indiferença , a estagnação e a conivência com o que não cremos, com o que vai contra o que nos foi ensinado.

Então no fundo acho que Mandela tem razão, A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” mas só manterei meu lema, porque estou convencida que o amor é uma matéria dessa vida, deixada de herança para todos por um exemplo único, que inspirou até mesmo o próprio Nelson Mandela, Jesus Cristo, filho de Deus.

FERNANDA NUCCI é educadora e seguidora do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário