sábado, 13 de novembro de 2010

DIA MUNDIAL DA GENTILEZA

Lembrando do dia mundial da GENTILEZA, eu apoio essa ideia e recomendo alguns sites, como:


http://www.ebomserdobem.com.br/site/home/
http://www.abqv.org.br/novo/
http://blog.bolsademulher.com/movimentorosa/2010/11/12/dia-mundial-da-gentileza/


Atentem-se para o banner e logo abaixo. Pra apoiar e participar dessa iniciativa basta querer!





Doce Julie & Julia

Um final de semana por mês me dedico a algo que gosto muito: me embebedar... de filmes!
Os finais de semana até o final do ano estarão bem cheios (de coisas gostosas), então o final de semana especial de novembro, é esse!

Acabei de assistir ao filme JULIE & JULIA (direção de Nora Ephron - 2009). Fala da vida de duas mulheres, em épocas e décadas diferentes. Mas ambas com as mesmas ânsias e buscas: por si mesmas. Acredito que essa busca, legítima da mulher, transcende época, raça etc etc etc.

Apesar de o filme ser uma graça (detalhe: baseado em duas histórias reais), bem doce e aguinha com açúcar, não estou aqui pra falar especialmente dele. Estou aqui pra falar sobre uma das cenas do filme em que me peguei dizendo sozinha: "que lindo!". E repeti várias vezes pra mim mesma: que coisa linda, como eu acho a DETERMINAÇÃO uma propriedade, uma característica belíssima, lindíssima! Me emocionei ao ver Julia (interpretada por Meryl Streep) debruçada na árdua (ou ardida) tarefa de picar cebola em igual ritmo, velocidade e maestria a dos homens de seu curso de gastronomia, em meados dos anos 50.

Com muito bom humor ela percebeu que estava consideravelmente atrasada em relação àqueles homens e decidiu treinar - não pra ficar igual, e sim melhor!

A cena que me emocionou ela está à frente de uma montanha de cebolas picadas. Picava sem parar até atingir o ritmo e velocidade que ela desejava. Picava alegre. Picava determinada. Picava otimista. Até que picou com intimidade. Até que conseguiu, pois determinou-se, acreditou.

Pensei na mesma hora que a vida bem pode (e pra mim deve) ser assim: recheada de determinação, alegria, otimismo e possibilidades.

Admiro e acho lindo quem encara a vida com determinação, com alegria de viver. Com a certeza de que tudo pode conquistar. Com o otimismo de encarar tudo como aprendizado. Com o bom humor de não viver a própria vida como um drama, mas como uma linda história.

Indico esse filminho, que, como já disse é doce, leve, gracioso - dependendo do estado de espírito ao assistir pode ser estimulante e até animador.

Lindo final de semana, lindo feriado, boas determinações!